domingo, 9 de junho de 2013

O Rodrigo

Já há alguns dias que estava para fazer este post e entretanto não tive tempo por isso estou a fazê-lo agora.
O Rodrigo faleceu. Não sei se sabem de quem falo... Era um menino que tinha leucemia e estava no IPO de Lisboa e que precisava de toda a ajuda possível. Foram feitos bastantes apelos a nível televisivo e nas redes sociais para sensibilizar as pessoas para que agissem. Há uns tempos passou uma reportagem no telejornal. Foi aí que tive conhecimento do caso. Na altura tocou-me imenso! Era um miúdo alegre e que sorria, apesar de tudo. Brincava como os outros e não tinha a total noção do que se passava consigo, o que se justificava pela ingenuidade característica da idade que tinha. Era uma criança meiga pelo pouco que vi.
Não sou muito de emocionar mas chorei quando vi o vídeo. Acho que sensibilizava qualquer um que o visse. Não quero imaginar a dor daquela mãe a ver o seu filho morrer aos poucos sem puder fazer nada... É cruel, é injusto. Há pouco tempo as coisas complicaram-se para o Rodrigo, ele piorou e os tratamentos começaram a não resultar, a esperança foi diminuindo e a dor da família aumentando. Na semana passada ele faleceu. Quando soube fiquei triste, mesmo sendo alguém que não conhecia, porque a história dele tocou-me. Tenho pena de não ter ajudado... Em certa parte até me sinto culpa por não ter dado o meu contributo. Se todos tivéssemos ajudado de alguma forma, talvez não tivesse acontecido o que aconteceu.
Já pensei muitas vezes em ser dadora de sangue e ainda mais em ser dadora de medula. Cada vez tenho mais a certeza de que o quero fazer! Não me prejudica em nada e pode fazer uma grande diferença na vida de alguém. Podemos salvar vidas, pensem nisso! A vida é cruel para os que menos têm culpa, para os que menos têm capacidade de se defender. Dá-me tanta pena ver crianças como o Rodrigo a sofrerem por algo que não merecem. Ninguém merece. Eu acho que vale a pena ajudar, aliás, tenho a certeza! Deve ser a melhor sensação do mundo saber que podemos salvar a vida de alguém e é um acto de bondade inimaginável. O Rodrigo foi só um dos caso, existem muitos mais por aí a precisar da nossa ajuda. Por mim, por ti, por alguém, sê dador! Sê solidário!
Este foi o primeiro vídeo do Rodrigo que vi e que me tocou duma maneira inexplicável....

Sem comentários:

Enviar um comentário