quinta-feira, 11 de julho de 2013

1ºAno de Faculdade

Parece que está terminado o 1ºAno da Faculdade. Nem acredito! Passou depressa. Demasiado depressa.
Foi mesmo a correr... Este foi um ano totalmente diferente dos outros todos. Foi quase como recomeçar uma vida nova. Mudar de escola, sem conhecer ninguém e aprender coisas novas num curso que escolhemos para o resto da nossa vida.
Entrei sem saber muito bem o que esperar. No início tive medo, é normal! Tive medo de não me adaptar, de não conseguir dar-me bem com ninguém e não conseguir arranjar pessoas que gostassem de mim. Agora percebo que não havia razões para ter medo. Vamos todos em igualdade para lá. Ninguém conhece ninguém e no fundo queremos todos o mesmo: integrarmo-nos. 
Eu consegui! Todos conseguimos. Conheci muitas pessoas. Dou-me realmente bem com 6 em especial e sei que agora posso chamá-los mesmo de amigos. São mesmo boas pessoas e a personalidade deles encaixa com a minha. Damo-nos todos bem e temos todos o mesmo "lema" de vida. Sei que posso contar com eles e eles comigo. De resto tenho outras pessoas com quem também me dou bem. Posso chamá-los de "conhecidos" porque falamos bem mas não tenho tanta confiança.
Dizem que na faculdade é onde temos os melhores anos da nossa vida. Acredito que sim! Cada vez acredito mais. Pelo menos até agora foi o ano melhor que tive. A faculdade não é fácil, é verdade, mas tem muitas coisas boas. Aprendemos muitas coisas e não estou só a falar de conhecimentos relacionados com o curso.
Não vou mentir, houve dias em que me apeteceu desistir. Dias em que fiquei noites em claro a achar que não ia conseguir cumprir os meus objectivos. É preciso estudar muito para conseguirmos boas notas! Não duvidem disso. Acho desde o 1º ao 12º anos nunca tinha estudado tanto como estudei neste ano. É muita coisa realmente. Não sei se dei o melhor de mim, mas dediquei muito do meu tempo à faculdade. Há alturas em que nem tempo temos para respirar, alturas em que temos que beber 2 ou 3 cafés para conseguir manter os olhos abertos, alturas em que temos que abdicar do sono para estudar. As épocas de exames são as piores alturas. Mas isto sou eu que sou meio desorganizada e ainda não aprendi muito bem a gerir o tempo. Sou daquelas de deixar tudo para a última da hora e já vi que isso na faculdade não é solução. Não resulta mesmo! As coisas têm que ser estudadas com antecedência se queremos tirar notas decentes. É certo que a sorte às vezes também ajuda um bocado no que diz respeito às notas.
Não é fácil tirar 18's, é preciso suar muito. Não tive exactamente as notas que desejaria ter mas esforcei-me. Pode ser que para o ano seja melhor.
O ano de caloiro é muito bom! Não sei se é melhor que os outros porque ainda não passei por eles mas certamente quando passar irei dizer aqui se realmente é verdade.
A praxe é fundamental acreditem! É dura claro! Mas é lá que nos integramos. É lá que conhecemos as pessoas e começamos a fazer amigos. Não é um bicho de 7 cabeças, não é tão mau como dizem. Eu gosto e sei que há gente que não gosta mas é preciso ir para lá de mente aberta e levar aquilo na brincadeira. No fim das praxes, o trajar é o culminar de tudo! É um orgulho imenso! É basicamente a nossa "recompensa" de tudo o que passámos. Mas também é preciso saber que trajar não é só andar ali bonitinho. Nada disso! O traje tem todo um simbolismo muito importante.
Este texto é basicamente para "ambientar" as pessoas que vão entrar este ano para a faculdade. Pensem bem nas opções que põem quando fizerem a candidatura. O vosso futuro está dependente disso. Vejam se é o que gostam, se se imaginam a fazê-lo para o resto da vida e se realmente vale a pena.
No meu caso, não me arrependo nada do curso que escolhi. Soube desde o 9º/10º ano que era aquilo que queria e depois foi lutar para o conseguir. Depois de o conseguir, depois de lá estar, percebi que é mesmo o que quero fazer, que me sinto feliz assim. Só quando entrarem é que vão mesmo mesmo perceber se é aquilo que querem porque nunca é exactamente como imaginamos.
Desejo muita sorte a todos os que se candidatam este ano!
Aos que entrarem na minha faculdade e no meu curso, terei muito gosto em recebê-los, conhecê-los, praxá-los e respeitá-los, tal e qual como fizeram comigo.
Se a faculdade é difícil? É, mas vale muito a pena!
E eu fui caloira com muito orgulho :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário